sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O que é o Setor ?

Imaginemos um majestoso prédio de muitos andares: apesar de a beleza ser um requisito a ser considerado, não é ela, porém, que garantirá a estabilidade do edifício. Se os responsáveis pela sua construção não tiveram o cuidado com a qualidade do alicerce, não demorará a ruir. Houve a preocupação com sua imagem, mas não com a sua base, o sustentáculo.
Ousando trazer esta imagem para as Equipes, gostaríamos que refletissem conosco o quanto é essencial conhecermos como funciona o “Setor” na estrutura do Movimento: 

O Setor é o coração da organização e da animação do Movimento (Guia das ENS, p.7).
Sem o Setor, nenhuma vida flui aos membros da Equipe (Idem).
A responsabilidade assumida em um Setor é de ordem humana e espiritual (Idem, 51).
Trata-se da comunidade mais importante para a vida das equipes (Responsabilidade nas ENS, p.20).

A fecundidade das ENS passa necessariamente pelos Setores. 
É este o primeiro nível de inserção da equipe, garantindo seu vigor, mediante o papel do CRS - Casal Responsável do Setor, “encarregado de fazer circular a vida do Movimento nas equipes do Setor”.
Para os CRS se dirigem todas as notícias, e deles saem para as Equipes de Base. É preciso cuidar do alicerce das ENS, por isso devem ser bem alimentadas, em relação ao conhecimento do Movimento (carisma, mística, pedagogia...) e à prática da espiritualidade conjugal.
Há muito para conhecermos e sabermos sobre esse nível de responsabilidade nas ENS. Em virtude de sua importância para a vitalidade do Movimento, propomos que estudemos os documentos que tratam do assunto (tarefa obrigatória para os CRS) e, juntos, tornemos nossos Setores fortes, como pedia Pe. Caffarel, entendendo que, “frequentemente, no mundo, o termo ´responsabilidade`é sinônimo de força e poder. Cristo, porém, mostrou-nos uma maneira diferente de exercer nossa responsabilidade nas ENS, colocando-nos a serviço de nossos irmãos e irmãs”(O CRS,41).

Cida e Raimundo
CR Super-Região
Fonte: http://www.ens.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário